Chocolate faz bem! 10 boas razões para comer chocolate


10 boas razões para comer chocolate


Você faz dietas, e só em pensar em comer um chocolate já lhe da calafrios, e você logo pensa em quais exercícios você deve fazer para poder queimar todas a caloria ingerida? Calma!

Chocolate pode ser uma boa fonte de energia e além de tudo é nutritivo e rico em vitaminas, é sério! 

O chocolate  é rico em vitaminas A,B,C,D e E, sais minerais e substâncias como os flavonóides que estão presentes no cacau e que ajudam a combater a oxidação da circulação sanguínea, melhorando assim a saúde das artérias e do coração.

Ou seja, se você consumir moderadamente, digo MODERADAMENTE não uma caixa sozinho - o  chocolate pode trazer muitos benefícios à saúde. “Assim como qualquer outro alimento, o chocolate não deve ser consumido em excesso, pois qualquer ingestão exagerada faz com que muitos nutrientes fiquem de fora da dieta e desta forma prejudiquem a saúde”, explica a nutricionista Fernando Almeida. 

Abaixo você confere 10 razões e quais os benefícios de comer chocolate;
  1. Equilibra o colesterol - Estudos indicam que o consumo do cacau aumenta a concentração do colesterol HDL (colesterol “bom”) e diminui a concentração do LDL (colesterol ruim) nos vasos sanguíneos. O cacau contém componentes antioxidantes chamados de bioflavonoides, que impedem a oxidação do LDL e que ele se acumule nas artérias. 
  2. Retarda sinais do envelhecimento - O flavonoide, um dos principais componentes do cacau, é um poderoso antioxidante. Pesquisas comprovam que entre seus benefícios está a ativação da produção de óxido nítrico no organismo, que faz com que os vasos sanguíneos relaxem e a pressão arterial diminua. Além disso, os flavonoides também protegem a pele contra os raios UV do sol, mantendo a face longe do envelhecimento. 
  3. Favorece o emagrecimento - Pesquisadores da Universidade Real de Copenhague descobriram que comer um pequeno tablete de chocolate amargo pela manhã, ainda em jejum, aumenta a saciedade e propicia a perda de peso. São os ácidos fenólicos presentes no cacau os responsáveis pela ação emagrecedora. Eles interferem na produção da leptina, o hormônio da saciedade e ainda queimam calorias. Sem contar a ajuda extra dos antioxidantes, que previnem o acúmulo de gordura nas células.
  4. Aumenta a libido feminina - O chocolate aumenta a produção de serotonina, que
    dá sensação de prazer e felicidade. Esses efeitos têm sido relacionados com a presença da feniletilamina, que é capaz de estimular o hipotálamo, induzindo a sensações agradáveis
  5. Ajuda a memória - O The Journal of Neuroscience publicou um estudo que alertou para os benefícios que o cacau pode trazer para a memória. Segundo os pesquisadores, o chocolate amargo possui altas concentrações de uma substância chamada de epicatequina, que pode estimular a memória.
  6. Reduz a pressão arterial - Um estudo da Associação Americana do Coração em 2006 já indicava que o consumo do chocolate amargo ajuda a reduzir a pressão arterial. Segundo ela, os flavonoides do chocolate também contribuem para que as veias trabalhem melhor, diminuindo o risco do surgimento de doenças cardiovasculares 
  7. Melhora o humor - Os chocolates amargos contem neuromoduladores que atuam na produção de serotonina, que é sintetizada pela presença dos carboidratos e triptofano no chocolate. De quebra, a serotonina ainda modera a compulsão alimentar e a ansiedade.
  8. Faz bem ao sistema cardíaco - Uma pesquisa realizada pela Universidade de Glasgow, na Escócia, e pelo Instituto de Pesquisa em Alimentos e Nutrição, da Itália constataram que o chocolate amargo, por ter maior concentração de cacau, alimento rico nos benéficos flavonoides e polifenóis, diminui a pressão arterial e evita derrames e infartos.
  9. Combate o AVC - Pesquisadores da Universidade McMaster (Canadá), constataram que quem ingere chocolate com alta concentração de cacau tem menos risco de sofrer um acidente vascular cerebral. Há ainda outro benefício: os pacientes que tiveram isquemia cerebral também se recuperaram mais rapidamente com o consumo do alimento.
  10. Atenua a cirrose hepática - O chocolate amargo combate o aumento da pressão arterial no abdome, que pode atingir níveis perigosos em pacientes com cirrose. O alimento, rico em cacau, é capaz de reduzir a hipertensão portal, no abdome, diminuindo o risco de sangramento provocado pelo rompimento de vasos sanguíneos na região. O benefício se deve aos flavonoides que ajudam a relaxar e dilatar os vasos sanguíneos, o que facilita a circulação. 
Curtiu a dica?

Então coma sem culpa um bombonzinho de vez enquanto, apenas um não vai lhe matar e muito menos lhe deixar mais gordo(a).

via Vírgula

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.