Bella Falconi dá 20 dicas para não perder a linha nas festas de fim de ano

Então!

Está chegando ou já chegou a temporada de festas; amigos secretos, confraternização das empresas, e logo mais Natal e Réveillon, certo?

Junto com as festas a comilança rola solta. Mesas fartas e muitos pratos típicos desta épocas como panetones, rabanadas e vários outros pratos gordurosos e deliciosos acima de tudo. Porém para muitos ou para quem faz dieta ou luta contra a balança não é uma tarefa fácil.

Para ajudar ou dar uma luz para aqueles que já teme, ou prevê que meses e meses de luta contra a balança vai por água abaixo, a linda Bella Falconi, fez um listinha básica com vinte dicas para você não dar bobeira nas festas e na dieta.

São dicas simples e fácil de seguir. Lembre-se tudo só depende de uma única pessoa, VOCÊ. Não adianta enfiar o pé na jaca e depois colocar a culpa na maionese daquela sua tia que você não a vê há anos, ok?

Tudo depende de VOCÊ, então força e foco....

Compre com consciência. Planeje o cardápio incluindo muitas frutas, legumes, carnes magras, frutos do mar, cereais, pães integrais e laticínios com pouca gordura. Não se esqueça de observar o conteúdo nutricional dos alimentos: Escolha aqueles ricos em nutrientes, mas baixo em gordura, calorias e açúcar. Para moderar nas calorias, vá com calma quanto à adição de castanhas, queijos, molhos cremosos e manteiga. Esses alimentos são ricos em gorduras, e gorduras possuem mais calorias do que carboidrato e proteína (1g de gordura = 9 calorias).


Fique atenta aos aperitivos, que tendem a ser bastante calóricos, e não há nada mais fácil do que devorá-los antes da refeição. Sirva aperitivos leves e saudáveis como camarão, biscoitos integrais com queijo de baixo teor de gordura ou queijo de soja, vegetais com molho de iogurte desnatado, espetos de frutas frescas e pasta de grão de bico feito em casa com pão árabe integral.


Tire vantagem dos alimentos integrais. Substitua as massas convencionais pelas integrais, e os molhos pesados por um molho de tomate caseiro. As massas integrais digerem mais lentamente em nosso organismo, o que evita picos de insulina no sangue.


Ao servir o jantar, não se esqueça de trazer à mesa uma salada bem montada, com bastante cor e variedades. A fibra fornecida pelos vegetais e frutas é muito saudável, pouco calórica e sempre muito bem-vinda.


Deixe as latinhas de lado. Alimentos enlatados normalmente possuem alto teor de sódio e calorias. Além disso, a maioria tem ingredientes artificiais e conservantes.


Escolher alimentos com menor índice glicêmico pode fazer toda a diferença. O índice glicêmico, em resumo, demonstra a qualidade de um determinado carboidrato. Quanto mais baixo, melhor a qualidade do carboidrato, ou seja, menos impacto seu açúcar irá causar em sua corrente sanguínea.


Corte calorias onde for possível e crie assim versões mais saudáveis de seus pratos favoritos. Isso significa substituir ingredientes com alto teor de gordura por aqueles desnatados, e assim por diante.


Asse ou grelhe em vez de fritar. Esta é uma dica valiosa, pois o óleo ou azeite usado para fritar alimentos adiciona muitas calorias à comida.


Sirva sobremesas saudáveis. Experimente, por exemplo, morangos com cobertura de chocolate. Ou apenas substitua ingredientes por outros mais saudáveis, como açúcar refinado por açúcar mascavo.


Coma até ficar satisfeito e não estufado. Coma devagar e sirva porções menores.


Separe um tempo para se exercitar. Festa de fim de ano não significa férias permanentes para atividades físicas. É importante que você dedique pelo menos 30 minutos do seu dia para o exercício aeróbio.


Seja realista e não tente perder peso durante as festas do fiml de ano. Foque na manutenção de peso ao invés da perda.


Se for jantar fora, não se esqueça de comer um lanchinho saudável antes de sair de casa. Isso ajudará a proteger você da gula.
Não pule refeições. Isso é um mantra para a vida toda, tanto para quem quer perder quanto quem quer ganhar peso. No dia do jantar natalino, este mantra deve prevalecer.


Quando jantar fora, inclua frutas e vegetais em seu prato, para mantê-lo balanceado.


Tome cuidado com o álcool, que libera as inibições e pode aumentar a fome. Bebidas alcoólicas são bastante calóricas, portanto, evite coquetéis preparados com bebidas destiladas, açúcar e frutas - no lugar, opte por uma taça de vinho, por exemplo. Beba água junto - a água irá preveni-lo de beber uma maior quantidade de álcool e, ao mesmo tempo, estará "lavando" seu organismo.
Não há nada de errado em levar um prato ao jantar para o qual foi convidado. Faz parte da nossa cultura agradar àqueles que nos convidam para jantar levando uma garrafa de vinho ou uma sobremesa. Leve um prato saudável, desta forma você estará garantindo a sua Dieta caso os pratos servidos não sejam nem um pouco saudáveis.


Se você exagerar no primeiro prato, vá devagar no segundo. Leva-se 500 calorias por dia (ou 3.500 por semana) acima do seu consumo normal de comida para ganhar 500 gramas. É impossível ganhar peso com apenas um pedaço de torta.


Tire seu foco da comida. Quando acabar de jantar, evite ficar conversando em torno da mesa. Isso evitará "mordiscadas" inconscientes.

Lembre-se: as festas são marcadas com muitas tradições que envolvem comidas, mas o significado real é estar em torno de nossa família e amigos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.