Ovos de galinha, pata e codorna, qual a diferença?

Saiba a diferença entre ovos de galinha, pata e codorna 

Todo frequentador assíduo de academia, ou mesmo aqueles adeptos de dietas, sabe da importância do ovo na dieta, pois bem! Desde tempos primordiais o homem consome ovos, mas eles se tornaram mais presentes no nosso prato a partir de 2500 a.C, com a domesticação das aves. 

Produzem-se ovos de pata e de codorna, mas os ovos de galinha são os mais comuns nas prateleiras dos supermercados. Na clara do ovo encontramos nove tipos de proteína, água e traços de gordura. 

A gema é formada por proteínas, lipídios, vitaminas, minerais, carboidratos e água. Os ovos tem importantes funções na culinária. Uma das proteínas da clara, a albumina, quando batida se transforma em espuma a famosa "claras em neve" que dá volume e leveza a suflês, musses etc. Podemos utilizar a clara em omeletes e outros pratos. Confira abaixo uma tabela nutricional com a quantidade de cada nutriente e a diferença entre os ovos de galinha, pata e codorna.


Vitaminas Codorna Galinha Pata Pontos +
Tamanho médio 9g 50g 70g xxxxx
Calorias- A cada 100g 160 Cal 155 Cal 185 Cal Galinha
Colesterol  422 mg 260 mg Galinha
Proteínas/renovação dos tecidos (%) 6,5 mg 5,8 mg 8,9g

para cada 100g de ovo
Pata
Vitamina A, Retinol  Melhora Visão 40 mg(1,2g) 60,5 mg (6,8g) Galinha
Fósforo – Gerador de energia 112 mg 86,97 mg Codorna
Ferro – Combate a anemia 1,85 mg 0,99 mg 3.85mg Pata
Cálcio- Bom para os ossos 31 mg 28,63 mg 64 mg

para cada 100g de ovo
Pata

Você sabia? 

5 ovos de codorna equivalem a 1 de galinha - 1 ovo de pata são levemente maiores que o de galinha - Ovo de codorna: contém minerais fundamentais para o organismo (ferro, manganês, cobre, fósforo e cálcio) e uma impressionante bateria de vitaminas (A, B1 e B2, C, D, H, E, fator PP, ácido pantotênico e piridoxina).

Lembre-se! Sabe consumir, o ovo não é um vilão e sim um complemento na dieta ok? 
via

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.