Vapt e vupt: Leite de Amêndoas, menos caloria, mais vitaminas!

Receita Leite de Amêndoas

Aprenda a fazer Leite de Amêndoas


Vem cá! Leite de amêndoas vem de vacas? Não meus queridos, a vaca é apenas uma imagem meramente ilustrativa, leite de amêndoas vem das amêndoas, é porque eu curti a carinha dela heuheuheu

Vamos lá! O leite de amêndoas é uma boa opção para quem tem alergia a lactose e para que não abre mão da dieta. O leite de amêndoas é repleto de vitaminas essenciais para nosso organismo. 

No leite de amêndoas encontramos vitamina E, manganês, selênio, magnésio, potássio, zinco, ferro, fibras, cálcio e fósforo em quantidades interessantes, e possui gordura boa para nosso organismo. Além de possuir flavonoides que previnem vários tipos de câncer. 

Calorias

Em um copo de 200 ml de leite integral temos cerca de 120 calorias, já em uma xícara de leite desnatado 70 calorias, já o leite de amêndoas possui apenas 40 calorias em um copo de 200ml.

Benefícios do leite de amêndoas

Por ter baixo teor de sódio, colesterol ruim e quase nada de gordura saturada, o leite ajuda a evitar hipertensão e problemas cardíacos. É rico em ômega3, e enquanto ele não oferece mais cálcio do que o leite de vaca, leite de amêndoa oferece 30% da quantidade diária recomendada, bem como 25% da quantidade recomendada de vitamina D, reduzindo o risco de artrite e osteoporose e melhora a sua função imunológica.


Diminui os riscos do diabetes, por não ter grandes doses de carboidratos, desde que seja consumido puro, sem aditivos, potencializada a digestão, pois tem fibras, e não contém lactose, ótimo para os alérgicos.

RECEITA DE LEITE DE AMÊNDOAS

Separe 1 copo americano de amêndoas cruas, lave e deixe de molho por 24h, cobertas, se não tiver certeza de quando irá reparar, então opte por deixá-las de molho na geladeira, poderão ficar até 3 dias. 

Ingredientes do leite de amêndoas 

1 copo de amêndoas crua
4 copos de água de 200 ml

Como preparar o leite de amêndoas 


Previamente deverá ter feito o passo de deixá-las de molho na água, escorra e poderá ou não retirar a película que a envolve, não faz diferença, bata no liquidificador com os 4 copos de água, cerca de 2 minutos.

Coe com a ajuda de um tecido fino, ou um peneira bem fininha. Poderá consumi-lo em até 3 dias, desde que seja armazenado na geladeira adequadamente.

Esta receita rende cerca de 1litro e meio, e material que ficou no tecido após a filtragem por ser rico em fibras poderá ser utilizado para fazer bolos e pães, bastando acrescentar em suas receitas. Como pode perceber não faz sentido em comprar um leite de amêndoas industrializado.

Curtiu? Veja abaixo uma tabela nutricional comparando os leites integral, semi desnatado, desnatado, amêndoas, cabra e soja.

Leite integral
Calorias: 120 kcal
Proteínas: 6 g
Gordura total: 6,4 g
Gordura saturada: 4,2 g
Cálcio: 234 mg
Leite Semi-desnatado
Calorias: 120 kcal
Proteína: 6,0 g
Gordura total: 3,1 g
Gordura saturada: 1,7 g
Cálcio: 231 mg
Leite Desnatado
Calorias: 70 kcal
Proteína: 6,0 g
Gordura total: 0,0g
Gordura saturada: 0,0 g
Cálcio: 228 mg
Leite de Amêndoas
Calorias: 40 kcal
Proteínas: 1,51g
Gorduras totais: 3,58g
Gordura saturada 0,275 g
Cálcio: 2mg
Leite de Cabra
Calorias: 132 kcal
Proteína: 6,1g
Gorduras totais: 3,58g
Gordura saturada 0,275 g
Cálcio: 2mg
Leite de Soja
Calorias: 84 kcal
Proteínas: 5,0g
Gorduras totais: 3,0g
Gordura saturada 0,4 g
Cálcio: 176mg






Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.