Confira os benefícios do consumo de alimentos orgânicos

Confira os benefícios do consumo de alimentos orgânicos



Hoje em dia muito se fala nos alimentos orgânicos e seus benefícios. Já dizia nossa avó, que alimentos cultivados na roça são melhores.

Porém devemos prestar a atenção na procedência dos alimentos, para não acabar cobrando gato por lebre. Você sabe o que é, e ou são alimentos orgânicos? 

Os alimentos orgânicos são cultivados sem o uso de agrotóxicos, nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano à saúde dos consumidores, como fertilizantes químicos, aditivos sintéticos, drogas veterinárias (hormônios de crescimento), sementes transgênicas, etc. 

Como eles são cultivados? No cultivo das verduras,  e frutas a adubação é natural para combater pragas e fertilizar o solo.

Benefícios dos alimentos orgânicos

  1. Tem maior teor de nutrientes.
  2. Possui maior teor de fotoquímicos (substâncias antioxidantes).
  3. Tem mais sabor, pois provêm de um solo equilibrado, sem agentes químicos que prejudicam o alimento.
  4. Auxilia na prevenção de doenças - Há muitos estudos que relacionam o consumo excessivo de agrotóxicos e outras dessas substâncias com doenças (alguns tipos de câncer, Parkinson, dermatoses, alergias, esterilidade em adultos, doenças neurológicas e respiratórias).
  5. Incentiva produtores menores - Adquirindo produtos orgânicos, contribuímos para a redução da migração de famílias para as cidades e evitamos o êxodo rural. Além disso, ajudamos também a frear o envenenamento por agrotóxicos, situação que vitima cerca de um milhão de agricultores no mundo inteiro.
  6. Preservação dos nossos solos - Uma das principais preocupações da agricultura orgânica é com o solo. O mundo presencia uma grande perda de solo fértil pela erosão, devido ao uso inadequado de práticas agrícolas convencionais. Com a agricultura orgânica é possível reverter essa situação.
  7. Biodiversidade - A agricultura orgânica preserva sementes por muitos anos e impede o desaparecimento de numerosas espécies, incentivando as culturas mistas e fortalecendo o ecossistema. Assim, a fauna permanece em equilíbrio e todos os seres permanecem em harmonia, graças à não utilização de agrotóxicos.
  8. Preservação das águas - Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis d´água e poluem rios e lagos. Para evitar essas ameaças, a agricultura somente utiliza água limpa e sem poluentes na irrigação.
alimentos orgânicos
Qual é a diferença entre consumir alimentos orgânicos e não orgânicos?
Os alimentos orgânicos têm a quantidade de minerais e vitaminas esperada para cada espécie. Os alimentos convencionais é que perdem sua qualidade ao serem cultivados da forma tradicional.

 Quais os riscos dos agrotóxicos? Alguns estudos associam o consumo excessivo de agrotóxicos com diversos tipos de doenças (alguns tipos de câncer, Parkinson, dermatoses, alergias, esterilidade, doenças neurológicas, respiratórias, etc). 

Quais alimentos podemos encontrar na versão orgânica? Desde cereais, carne, frango, toda linha de laticínios e até papinhas para bebês. Vale lembrar que todo produto orgânico deve ter um selo de certificação que comprova a procedência dos produtos e sua qualidade. Por que os orgânicos são tão caros? 

Porque são produzidos em menor quantidade do que os alimentos convencionais. Também possuem tempo de colheita mais demorado do que os plantados com produtos químicos, responsáveis por agilizar o seu crescimento e a combater as pragas.

E onde podemos encontrar alimentos orgânicos hoje em dia?

Várias redes de supermercados hoje em dia tem departamentos dedicado exclusivamente aos orgânicos. E pouco divulgado, hoje podemos encontrar feiras orgânicas como é o caso aqui da minha cidade Uberlândia - MG organizadas pelos agricultores. E também na rede de lojas Mundo Verde.

Há outra possibilidade é um agricultor amigo meu que produz e faz a entrega de cesta com uma grande variedade de verduras e frutas orgânicas em casa toda semana.

Então da próxima vez que for as compras, dê preferência aos alimentos orgânicos :)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.