H1N1: surge antes da hora e vacinação pública começa em 30 de abril

H1N1: surge antes da hora e vacinação na rede pública começa em 30 de abril



Lembro como se fosse hoje, todos os dias os telejornais atualizava o número de vítimas da gripe A/H1N1 no pais e o medo de sair de casa só aumentava.

Cada dia relatos de vítimas cada vez mais próximo de você da sua cidade. E este ano o vírus faz fez vítimas no interior de São Paulo, e ao menos 46 pessoas já morreram no Brasil, 10 a mais que no ano passado inteiro. 

O número de casos mais do que dobrou e já atinge seis estados. Tem fila de espera para a vacina e ainda está faltando remédio em São Paulo. Está difícil tomar vacina para se prevenir contra o A/H1N1 e também está complicado encontrar o medicamento para tratar essa gripe. 

Enquanto isso os hospitais estão lotados. A campanha nacional contra a gripe começa no próximo dia 30 de abril. Em nota, o Ministério da Saúde diz que não tem como antecipar porque os laboratórios ainda não entregaram as vacinas e quem está sendo vacinado nessa campanha antecipada na rede pública, vai ter que se vacinar de novo em abril para ficar protegido contra os dois outros tipos de vírus: o H3-N2 e o Influenza B. 

Nas três primeiras remessas (1º a 15 de abril), os estados receberão 25,6 milhões de doses, que corresponde a 48% do total a ser enviado para a campanha deste ano. O Ministério da Saúde esclarece que, a partir do dia 1º de abril, inicia o envio aos estados da vacina contra a influenza de 2016. A entrega aos municípios, por sua vez, é responsabilidade dos estados.

Nas três primeiras remessas (1º a 15 de abril), os estados receberão 25,6 milhões de doses, que corresponde a 48% do total a ser enviado para a campanha deste ano. Desse montante, serão entregues 5,7 milhões de doses para São Paulo. 

A partir do recebimento das vacinas, os estados podem definir estratégias de contenção, conforme suas análises de risco, para a vacinação da população-alvo, observando a reserva adequada do produto para a campanha nacional. A Campanha acontece em todo o país do dia 30 de abril a 20 de maio, sendo o dia 30 de mobilização em todo o país. 

PREVENÇÃO - o Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por influenza. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, são algumas destas medidas. 

MEDICAMENTO - Cabe ressaltar que todos os estados estão abastecidos com o Fosfato de Oseltamivir, medicamento para tratar a doença, que devem disponibilizá-lo em suas unidades de saúde. É importante que o medicamento seja administrado nas 48 horas do início dos sintomas.

VACINAÇÃO – A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo da campanha, como gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, as quais têm mais risco de adoecer. 

Em clínicas particulares, já está disponível a vacina trivalente contra influenza de 2016. Já a vacina tetravalente – que além de proteger contra o H1N1, o H3N2 e a Influenza B também protege contra uma segunda cepa da Influenza B – ainda está começando a ser distribuída.

Segundo a médica Flávia Bravo presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – Regional RJ, as sociedades médicas recomendam a vacina para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade. “Quanto mais cedo vacinar, melhor para que quando o vírus começar a circular com força, as pessoas já estejam imunizadas”

Abaixo confira um gráfico com as diferenças da gripe A/H1N1 e a gripe comum

Como estamos tento vários casos de Dengue também, veja abaixo a diferença entre a gripe A/H1N1, gripe comum e Dengue. Confira os sintomas



Atenção: Higienizar as mãos frequentemente, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres ou garrafas, e manter os ambientes bem ventilados
via Bem Estar

Postar um comentário

Copyright © Health. Designed by OddThemes