Saiba o que é uma fratura de stress, e como tratar!

Saiba o que é uma fratura de stress, e como tratar!

Muitas pessoas incluindo eu, acreditava que fraturas acontecia somente através de um tombo forte ou através de quedas, engano meu. Um conhecido meu começou a reclamar de dores no pé após iniciar atividade física. 

Acreditava eu que era devido ao esforço praticado durante à caminhada, ou mesmo devido a pisada errada. Após alguns dias de dores e desconfortos, o mesmo procurou à ajuda de um profissional que constatou - fratura por stress do pé - oi? Sim, por stress? 

O que é uma fratura de stress? Uma fratura de stress é uma sutil ou pequena quebra que pode ocorrer pelo uso prolongado e repetido dos ossos. Os lugares mais comuns para as fraturas de stress são os ossos do pé (metatarsos), o osso da canela (tíbia), o osso inferior externo da perna (fíbula), o osso da coxa (Fêmur) e ossos da coluna (vértebras).\ 

Como ocorre? Fraturas de stress são lesões por excesso de uso. A maioria das lesões ocorrem durante atividades como: corrida, salto, ou dança e mesmo caminhada como foi o caso do meu amigo. As fraturas de stress dos pés eram originalmente chamadas de fraturas de marcha, porque elas eram comumente vistas em militares.

Quais são os sintomas? Você sente dor com atividade, podendo ter inchaço e hematoma. 

Como é diagnosticada? O seu médico irá examina-lo e poderá pedir um raio-x. Entretanto, raios-x nem sempre mostram uma fratura de stress. Ele pode lhe pedir um exame mais especializado, chamado Ressonância Nuclear Magnética. 



Como é tratada?

  • O mais importante no tratamento de uma fratura de stress é o repouso. Outros tratamentos incluirão:
  • Aplicação de compressas de gelo sobre a sua lesão de 20 a 30 minutos a cada 3 ou 4 horas por 2 ou 3 dias ou até a dor ir embora.
  • Se você é um corredor, correr somente se não houver dor. 
  • Mudar a sua atividade, como de correr para nadar. 
  • Tomar medicamento antiinflamatório prescrito pelo seu médico.
  • Usar gesso de 3 a 6 semanas enquanto seu osso se consolida. 

Quando retornar ao esporte ou atividade? 

O objetivo da reabilitação é o de você retornar ao seu esporte ou atividade o mais rápido e seguramente possível. Se você retornar muito cedo poderá piorar a sua lesão, o que poderia levar a um dano permanente. Todos se recuperam de lesões a uma velocidade diferente. 

Raio X de um pé com um fratura por stress
Retornar ao seu esporte ou atividade será determinado por quão cedo a fratura consolidar, não por quantos dias ou semanas se passaram desde a ocorrência da sua lesão. 

Geralmente, quanto mais tempo ele tiver sintomas da lesão e não for ao médico para começar o tratamento, mais tempo levará para melhorar. 

Depois de uma fratura de stress você pode praticar esportes ou atividades que não causem dor. É muito importante respeitar a dor, pois caso contrario isso pode causar futuras lesões. Você deve variar as suas atividades de uma vez por semana.

Por exemplo, se você tiver uma fratura de stress por correr, você deve tanto descansar ou nadar por uma semana, depois tentar correr curtas distancias. Se não houver dor, você pode gradualmente aumentar a sua distância. 

 Como posso evitar a fratura de stress? Fraturas de stress são causadas por excesso de uso. A melhor maneira de evitar ter uma fratura é respeitar, não realizando atividades que levam a dor.

E ao primeiro sinal de dor aguda ou constante procure a ajuda de um profissional capacitado para que possa realizar exames necessários para descartar ou tomar devidas providências sobre possíveis fraturas. Fica à dica e evite maiores problemas, ok? 

via Clínica Deckers

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.