Benefícios e motivos para você treinar no inverno


Benefícios e motivos para você treinar no inverno


Quem nunca desistiu de um treino quando viu que o dia estava frio?  Provavelmente todas nós! Apesar de ser teoricamente mais difícil colocar o corpo em movimento durante o inverno – por diversos fatores como preguiça, zero vontade de malhar, falta de ânimo, desculpas – existem ótimos motivos para você se jogar da cama.

De acordo com personais trainers consultados pela revista Boa Forma, os benefícios são muitos, confira!

 1. Você queima mais calorias Com frio, o organismo precisa produzir mais calor para manter a temperatura do corpo. Isso faz com que o metabolismo fique mais acelerado para nos aquecer, o que é ótimo para a queima de gordura. “Justamente por isso, as pessoas que vivem em países onde o inverno é mais rigoroso engordam menos. Essa ideia de que o corpo precisa de mais comida nesta época do ano é uma questão psicológica, sem explicação metabólica alguma”, explica Cau Saad, personal trainer de São Paulo.

2. A fadiga pós-treino é menor Essa é uma vantagem importante. Como, por uma questão ambiental, conseguimos regular melhor a temperatura interna do corpo, o músculo realiza esforços mais intensos antes de ficar realmente cansado. “Isso é bom porque ajuda, inclusive, a queimar mais gordura ao longo do tempo”, diz Brunno Elias, membro da Sociedade Brasileira de Personal Trainers, de Campo Grande. 

 3. + disposição ao longo do treino Você já deve ter percebido que no inverno a gente sua menos, certo? Esse é um dos motivos para o treino render mais. “Quando realizamos atividade física com regularidade durante essa estação do ano, temos mais pique e disposição porque o corpo suporta mais calor do exercício, uma vez que o ambiente externo fica mais confortável (academia ou parque), por estar mais gelado e fresquinho”, afirma Matheus Amaral, personal trainer de São Paulo. 

4. Espanta qualquer deprê Sim, durante o inverno as pessoas costumam ficar deprimidas – seja pelo tempo mais gelado ou pelo fato de passar mais tempo em casa. Consequentemente há uma queda na produção de serotonina, neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar. Por isso, a gente se sente sem motivação. “Para suprir essa sensação de tristeza, a maioria das pessoas acaba descontando na comida. Isso justifica os quilinhos extras”, conta Cau. A boa notícia é que o efeito dominó pode ser evitado com uma atitude simples: atividade física, que estimula a liberação de endorfina, substância ligada à sensação de prazer. 

 5. Quem malha no inverno... Exibe tanquinho no verão Por mais que seja difícil, começar o projeto verão no inverno é mais fácil porque o organismo está mais acelerado. “Eu brinco que quem treina no inverno, tira a camisa no verão. Se você começa a treinar só no verão, não vai estar com o corpo que deseja a tempo. Por isso, os meses mais frios são ideais, apesar da preguiça que bate. Além disso, a temperatura mais amena também é uma ajuda extra na hora de malhar”, afirma Rafael Lund personal trainer e colunista de fitness de BOA FORMA. 

E aê? Vai continuar com desculpas e preguiça? 




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.