Ads Top

Mais de 260 mil brasileiros sabem que têm HIV e não se tratam

260 mil brasileiros sabem que têm HIV e não se tratam

Hoje, quarta-feira - 30, o ministério da Saúde informou que 260 mil pessoas sabem que estão infectadas pelo HIV no Brasil e não estão se tratando. Outras 112 mil têm o vírus e não sabem por não apresentarem os sintomas, de acordo com a estimativa do governo. 

A coletiva de imprensa chama atenção para o Dia Mundial de Combate à Aids, que ocorre nesta quinta - 1 de Dezembro.

De acordo com a diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Adele Benzaken, essas pessoas que sabem que estão infectadas e não recebem o tratamento estão, em maior parte, em negação com relação ao vírus. Ou seja, não aceitam que podem desenvolver a doença.
  


Somando as duas estimativas - dos brasileiros que sabem e não sabem que estão com o vírus e não tomam o coquetel contra a Aids - temos mais de 372 mil pessoas sem o tratamento contra o vírus  HIV. 

No total, o Governo Federal fez uma estimativa que 827 mil pessoas estejam vivendo com a doença no país. Destas, 715 mil já foram diagnosticadas e 455 mil estão em tratamento. O grupo destas pessoas que recebem a medicação no Brasil tem 410 mil pacientes com carga viral indetectável, com uma boa qualidade de vida e pouca chance de transmissão. 

Em 2015, foram realizados 8,5 milhões de testes de HIV no Brasil. O estado com o maior número de casos por 100 mil habitantes é Roraima, com uma taxa de 8,1, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 5,4, e pelos estados do Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, ambos com um índice de 5,0 casos por 100 mil habitantes. A média nacional é de 2,5.

Redução da transmissão A transmissão do vírus de mãe para o filho (crianças com menos de 5 anos) foi reduzida em 36% nos últimos seis anos. De acordo com o ministério, uma ampliação da testagem no pré-natal e reforço na oferta de medicação para as gestantes contribuíram para a queda das taxas. 

Medicamento usado no tratamento - 3x1 Efavirenz + Lamivudine + Tenofovir

Galera usem camisinha nas suas relações sexuais. Não é só o vírus HIV que se pega em relações desprotegidas. Temos várias doenças DSTs espalhadas por aí. Já mostramos aqui mesmo no blog as sequelas da Sífili.

Se você ainda não fez o teste de HIV/Aids, procure hoje mesmo o posto de saúde mais próximo de sua casa e faça o teste. Quanto antes você ficar sabendo, melhor é suas chances de tratamento. Fica a dica! 😉 👬👭👫 e aproveita e assiste ao vídeo abaixo!
via G1

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.